Postagens populares

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sinasefe Monte Castelo junto com demais entidades hoje, 30 de abril, na luta e nas ruas!

Entidades marcam Dia do Trabalhador com lutas! Concentração será às 16h na Praça Deodoro, Centro de São Luís, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. Junte-se a nós no Ato Público cuja legítima pauta é a seguinte!


  1º de Maio

TRABALHADORES NAS RUAS E NA LUTA!!

Chega de dinheiro para a FIFA, grandes empresas e bancos!

 

Recursos públicos para saúde, educação, moradia, transporte público e reforma agrária!

 

Basta de violência e de criminalização das lutas populares! Ditadura nunca mais!

O país se prepara para a Copa do Mundo. O governo e a mídia tratam de transformar tudo isso em uma grande festa nacional e internacional.  Mas nada disso pode esconder uma certeza: o Brasil vai se consagrando como campeão da desigualdade, injustiça, exploração e violência contra seu próprio povo.

Estamos convivendo com o caos da saúde pública, o descaso com a educação, a precariedade do transporte e nos serviços públicos, nas três esferas, assim como a falta de moradia e de terra para plantar e produzir alimentos. Desde junho do ano passado este tem sido o grito cada vez mais alto dos trabalhadores e da juventude brasileira.

Para bancos e grandes empresas nunca faltam recursos. O governo isenta as empresas de pagar impostos, repassa quase metade do orçamento para os banqueiros todos os anos através do pagamento da dívida pública. Além disso, o patrimônio publico é privatizado e entregue aos empresários, do petróleo aos portos, hospitais universitários, bancos públicos, aeroportos e estradas. Na copa estão sendo gastos mais de 34 bilhões de reais com a construção e reforma de estádios, aeroportos e outras obras para a Copa, dinheiro colocado nas mãos de empreiteiras, enquanto a população pobre é despejada de suas casas para dar lugar a essas obras.

Isto condena os trabalhadores a uma condição de vida cada vez pior. Dentro da classe trabalhadora, as mulheres, negros e negras e LGBT’s sofrem ainda mais com essa política, pois estão também sujeitos a toda sorte de discriminação e violência. Na periferia das grandes cidades a única presença visível do Estado é a da polícia, promovendo um verdadeiro genocídio contra a juventude e a população pobre e negra. Os casos da ajudante de pedreiro Amarildo de Souza que foi torturado, morto e teve seu corpo ocultado por policiais, a auxiliar de limpeza Claudia Silva Ferreira, baleada e arrastada como se fosse um animal  por uma viatura policial e do dançarino DG do programa Esquenta  que também foi baleado, torturado e morto por policiais, são casos emblemáticos de que a violência racial só cresce em nosso país.

Contudo, os trabalhadores estão lutando e buscando fazer ouvir a sua voz. Assim o fizeram os garis do Rio de Janeiro, que em pleno carnaval carioca mostraram ao mundo a real situação a que são submetidos. Assim também fizeram os rodoviários de Porto Alegre (RS), os operários do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e várias outras categorias pelo Brasil.

Os servidores públicos, diante da falta de negociação por parte do governo Dilma, já iniciaram uma greve desde o dia 17 de março na luta por melhoria dos serviços públicos, data-base, condições dignas de trabalho, negociação e contrato coletivo de trabalho, contra a privatização, a precarização e o desmonte do serviço público.

O movimento popular luta sem trégua por moradia e por melhores condições de vida nos bairros e periferias de todo país.

MARANHÃO

A realidade da vida do trabalhador maranhense continua sendo muito dura. São baixos salários, subempregos, informalidade do trabalho e falta de condições de saúde, educação, transporte, moradia e segurança. O baixíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado se reflete nos altíssimos índices de violência ocorridos dentro do sistema carcerários e nos bairros onde residem os trabalhadores e a juventude pobre e negra.  

 

Os trabalhadores do campo e da cidade precisam se organizar cada vez mais para mudar esta situação de exploração e opressão. E isso passa pela derrubada da oligarquia Sarney que há meio século domina o Maranhão saqueando os cofres públicos e condenando mais da metade da população a viver abaixo da linha de pobreza.  Precisamos também manter a luta diária contra a especulação imobiliária, a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, a investida do latifúndio e do agronegócio contra os trabalhadores sem terra,  indígenas e quilombolas.

 

- Chega de dinheiro para a Copa, Fifa e para as grandes empresas! Recursos públicos para a saúde e educação! 10% do PIB para a educação pública, já! 10% do orçamento federal para a saúde pública, já!

- Chega de dinheiro para os bancos! Suspensão imediata do pagamento das dívidas externa e interna! Dinheiro para a moradia popular e para o transporte coletivo! Tarifa zero já! Transporte e moradia são direitos de todos!

- Chega de arrocho salarial e desrespeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras! Fim do fator previdenciário! Aumento das aposentadorias! Anulação da reforma da Previdência de 2003 e do Funpresp!

- Respeito aos direitos dos trabalhadores assalariados do campo e agricultores familiares! Reforma agrária e prioridade para a produção de alimentos para o povo!

- Chega de privatizações! Reestatização das empresas privatizadas! Petróleo e Petrobras 100% estatal! Estatização dos transportes!

- Basta de machismo, racismo, homofobia e transfobia!

- Respeito aos direitos dos povos originários, quilombolas e indígenas! Pela demarcação/homologação de suas terras!

- Basta de violência, repressão e criminalização das lutas sociais! Desmilitarização da PM!  Arquivamento de todos os inquéritos e processos contra movimentos sociais e ativistas! Liberdade imediata para todos os presos! Revogação das leis que criminalizam a luta dos trabalhadores e da juventude! Ditadura nunca mais!

- Fora Oligarquia Sarney!

ATO PÚBLICO NO DIA 30.04(QUARTA-FEIRA)

CONCENTRAÇÃO EM FRENTE À BIBLIOTECA PÚBLICA, ÀS 16H.

 

APRUMA / SIND. DOS BANCÁRIOS/ SINTRAJUFE/ SINASEFE MONTE CASTELO/SINASEFE MARACANÃ/ANEL/QUILOMBO URBANO/LUTA POPULAR/QUILOMBO RAÇA E CLASSE/MML/DCE-UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário